RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

DCTA recebe comitiva da Sociedade Melhores Amigos da Aeronáutica

Visita institucional foi marcada por palestra sobre história do DCTA, além de conheceram mais sobre o ITA e o IAE
Publicada em: 04/04/2024 16:09
Imprimir
Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges
Edição: Agência Força Aérea

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu representantes da Sociedade Melhores Amigos da Aeronáutica (SOMAERO) para uma visita institucional. O encontro foi realizado na terça-feira (02/04).

A comitiva foi recepcionada pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, que proferiu uma palestra sobre a história do DCTA e as principais atividades desenvolvidas pelos seus Institutos e Centros de Lançamento. Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Medeiros destacou o legado deixado pelo Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, visionário idealizador do DCTA, cujo nascimento completaria 120 anos neste ano de 2024.

Além disso, ressaltou as significativas contribuições das atividades desenvolvidas pelo Departamento para o avanço do poder aeroespacial e em prol da sociedade brasileira, desde sua fundação até os dias atuais. “É com grande alegria que recebo a SOMAERO no DCTA, instituição parceira da Força Aérea e que foi criada com o objetivo de propagar as suas atividades em benefício de toda a nossa sociedade. Nesta oportunidade, tenho o privilégio de compartilhar o caminho de excelência trilhado por aqueles que nos precederam, ao longo de mais de 70 anos de história, e por todos que hoje labutam em prol da ciência, tecnologia e inovação”, enfatizou.

Durante a visita, a comitiva participou, também, de uma palestra ministrada pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, que salientou a história do Instituto, as pesquisas em andamento e destacou o processo de implantação do novo campus do ITA, em Fortaleza (CE).

Os participantes também conheceram o Centro Espacial ITA (CEI), onde puderam conhecer sistemas espaciais disruptivos de interesse do país, entre eles, o ITASAT e o SPORT, satélites lançados em órbita, com sucesso, em parceria com instituições internacionais.

No Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o grupo visitou o Laboratório de Preparação e Integração (LPIN), onde são montados e integrados sistemas e partes de foguetes, além de serem realizados testes de queima de motores com combustível sólido. Posteriormente, a comitiva seguiu para o Laboratório de Ensaios de Turbinas a Gás (LETG) e conheceu o projeto do motor turbojato TR-5000, turbina a jato 100% nacional.

Para o Presidente da SOMAERO, Eduardo Marson, conhecer o DCTA evidenciou a importância de propagar os feitos dessa instituição do Comando da Aeronáutica (COMAER). “Um dos principais objetivos da nossa Sociedade é aproximar a sociedade civil de Instituições como a Força Aérea Brasileira (FAB). A oportunidade de conhecer os projetos in loco potencializa essa integração e intensifica a difusão dos projetos estratégicos para o Brasil”, disse.

Ao final da visita, o Tenente-Brigadeiro Medeiros salientou a importância do trabalho desenvolvido pela SOMAERO, divulgando e enaltecendo as entregas do COMAER para a sociedade brasileira. Como forma de agradecimento e apreço, o Diretor do Departamento entregou ao Presidente da Sociedade o livro institucional do DCTA.

O evento também foi prestigiado pelos Oficiais-Generais do DCTA, Reitor e Vice-Reitora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeita das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) e Pró-Reitora de Administração do ITA.

Sociedade Melhores dos Amigos da Aeronáutica

A FAB e representantes da sociedade paulista criaram, em São Paulo, a Sociedade dos Melhores Amigos da Aeronáutica (SOMAERO), entidade sem fins lucrativos que visa propagar a atuação da FAB e a cultura aeronáutica. A iniciativa tem como principal objetivo aproximar a sociedade civil da militar, especificamente daqueles que têm interesse pela aviação brasileira.

Fotos: Cabo J. Alves / DCTA